Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um Animal Imortal !?

E ai gente?tudo bem?voltando depois de um tempo sem postar nada, devido a falta de tempo para o blog, mas aos poucos vou tentar recuperar o tempo perdido,segue ai um post bem interressante.

         Uma Especie de água-viva Turritopsis dohrnii possui um ciclo de vida muito peculiar,este pequeno celenterado é dito como um animal imortal, isto mesmo imortal algo bem incomum e que de um ponto de vista biologico é praticamente impossivel, mas para esta espece de celenterados é algo comum.

Ela foi descoberta no mar Mediterrâneo em 1883, mas seu curioso ciclo não havia sido descoberto até 1990.

A imortalidade parece preferir pequenos seres: a Turritopsis dohrnii atinge o tamanho de uma unha (isso já crescida) tendo, em média, 1 centímetro de diâmetro. Muito diferente de outras águas-vivas que possuem 1,82 m e pesam até 225 kg.

Formas distintas são adquiridas pela água-viva de acordo com sua localização. Em águas tropicais, por exemplo, as colônias tem meros (com todo o respeito) 8 tentáculos. Já em águas temperadas, adquirem 24 ou mais tentáculos. Ainda não se tem uma explicação para isso.
Usando a transdiferenciação, a Turritopsis nutricula volta a ser jovem, assim como a dohrnii, após a liberação de seus gametas. Ou seja, volta ao princípio, depois de curtir a vida de adulta - medusa, se preferir.

Como ela pode repetir o ciclo quantas vezes bem entender, se torna uma criatura potencialmente imortal!

Com 4 / 5 mm de diâmetro, a nutricula retorna ao estágio de pólipo após a maturidade sexual, assim, volta para a imaturidade sexual.
 

Seria esta uma maneira da ciencia ver que ser imortal é algo possivel e que estudar a fundo esta 'agua-viva poderia quem sabe ajudar na cura para alguma doença, dita incuravel pela  medicina atual?Apenas o tempo conseguira reponder isto!

Espero que tenham gostado do post!

fonte: http://castelodomafagafo.blogspot.com/2011/02/assunto-nada-normal-da-vez-turritopsis.html

Um comentário: