Powered By Blogger

sábado, 12 de março de 2011

Doe Sangue!Salve vidas!

Um dia deste eu me voluntariei a doar sangue,nunca tinha doado antes,nao sei dizer o motivo,simplesmente por falta de vontade.Mas criei coragem e fui fazer a minha doaçao e concerteza me orgulehi muito deste ato!

A doaçao ´e algo simples e facil de se fazer precisar apenas voce ir ao Hemocentro ai do seu Estado,no meu caso aki em Recife ´e o HEMOPE. Voce so precisa do RG e falar seus dados pessoais como endereço,telefone de contato,essa coisas.

Logo apos o seu cadastramento voce fara a primeira triagem,onde iram aferir a sua pressao,tirar medidas de altura e peso,e fzr a mediçao do seu hematocrito e da sua hemoglobina, seguidamente e feito isto ha' uma segunda triagem agora onde voce ira responder perguntas pessoas  em uma consulta com um medico, onde ele ira capacitar voce como um doador apto ou inapto parar doaçao, e recebera uma senha para pegar um lanche na cantina de doaçao.

Obs: precisar esta bem alimentado para se candidatar a fazer uma doaçao de sangue!

Seguidamente a esse processo inicias voce irar pegar seu kit doaçao que pode ser dois o kit doaçao normal ou kit doaçao para a pesquisa do NAT.
Voce tambem pode se candidatar a fazer doaçao de plaquetas que  'e chamado de plaquetafereses(depois farei um post so explicando como e feita este tipo de  doaçao)
 
O kit de doaçao normal possui 4 itens: a bolsa de coleta sanguinea e 3 tubos de coleta(1 para a imuhematologia e 2 para a sorologia),ja o KIT doaçao para a pesquisa NAT possui 5 itens: a bolsa de coleta sanguinea e 4 tubos de coleta(1 para a imunohematologia, 2 para a sorologia e 1 para a biologia molecular(NAT).
OBS:farei depois um post explicando os exames que sao realizados na sorologia e imunohematologia de doador.

Logo apos a obtençao do seu kit, voce sera encaminhado para as cadeiras de coleta,onde  havera uma tecnica de enfermagem para realizar todos os procedimentos de venopunçao e coleta das amostras, o processo todo de doaçao demora em torno de 10 a 15 minutos,  terminando voce sera encaminhado para a cantina para fazer um lanche pos-doaçao e se tudo estiver bem pode ir embora e voltar daqui a 3 meses para fazer mais outra doaçao caso queira.

OBS :a partir da segunda doaçao voce pode pedir uma carteira de doador.

Fundaçao de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco -HEMOPE
Rua Joaquim Nabuco, 171 - Derby, Recife -
(0xx)81 3416-4600
Disk-Doaçao : 0800-081-1535

Espero ter tirado as duvidas sobre doaçao de sangue!Faça feito eu seja mais um doador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário